baby blog

Crónicas da Maria #7

10:30

Os bebés para além de se esperarem sempre saudáveis, sorridentes e comilões, também começam a ter de passar pelas fases normais de sentar, gatinhar, levantar e andar.

Os meses vão passando, e começamos a sentir pressão (mais uma, porque até aqui tínhamos poucas...) para o nosso bebé começar a fazer o que é esperado pela sociedade. Portanto chegamos aos 5 meses e meio e começamos a ouvir a pergunta "Então, ainda não segura as costas?", aí por volta dos 6 meses começamos a ouvir "Então ainda não se senta sozinha?", aí por volta dos 7 meses, juntamos às duas questões anteriores "Então, ainda não quer gatinhar?". Chegamos ao ponto de darmos por nós próprias, mães, seguras e confiantes da cria que temos, a pensar "Será que a minha filha está atrasada em relação ao resto dos miúdos?". E começamos que nem umas loucas a pesquisar no Google, a perguntar a amigos e família, e a fazer a média na nossa cabeça para nos sentirmos melhor (ou pior). Erro.

Mas por que raio temos de andar com os filhos todos ao mesmo ritmo, o ritmo do que é "o esperado"? Eh pá não há paciência! A sério... Então quando saio do meu corpo, e começo a ter aquela visão helicóptero é que me apercebo de que às vezes um comentário sobre o nosso filho tem muito mais peso do que um murro no estômago. E pior, todas sabemos disso e todas fazemos isso. E depois aquele olhar reprovador "A sério? Não gatinha? Então, mas tens de treiná-la, ajudá-la diariamente, insistir". Sim, até porque eu tenho cara de quem deixa a Maria a um canto e vai fazer pedicure.... 


Obrigadas mães cujos filhos começaram a andar aos 4 meses, a falar aos 6 e a ter a dentição completa aos 12, sem vocês a minha vida não seria a mesma!

Também poderás gostar

4 comentários

  1. Não tem problema nenhum não ligues a essas perguntas e opiniões chapa 5 porque cada pessoa é uma pessoa diferente com ritmos completamente diferentes! Aproveita o teu bebé e diverte-te :)
    Bj S

    ResponderExcluir