almofada amamentação

Amamentação

10:00

Ora aqui está um tema que eu nunca pensei ser tão controverso, como na realidade é. As que não amamentam são criticadas pelas que amamentam. As que amamentam em livre demanda são criticadas pelas que não amamentam. E ultimamente o sub-tema mais discutido é: amamentar em público.

Bem, sobre mim agora. Eu sempre tencionei amamentar, no mínimo, 6 meses. Sempre tive atenção ao que comia, sempre fiz as massagens, segui tudo direitinho. Não correu como esperado, desde o inicio que foi um drama. Os primeiros 15 dias muitas dores e muitas lágrimas vertidas. Passado mês e meio tive a 1ª "quase" mastite. Um caos de caroços... um horror, principalmente para me vestir. Tinha uma mama, sem exagero, o dobro do tamanho da outra. Claro que se notava bem. Passados três meses e meio a derradeira mastite. Fui então obrigada a secar o leite.

O desconforto/dor de ser drenada em nada se compara à dor emocional de me ter acontecido isto. Voltei a chorar, mas desta vez de desgosto pelo que me aconteceu. Ainda não me conformo e a Maria já tem quase 6 meses. Pois é, nem tudo o que projectamos acontece, por mais que nos esforcemos. O que mais me custou foi a minha filha não poder ter tido um processo de transição de um leite para outro, foi retirarem a maminha, literalmente, do dia para a noite. Doeu muito, o meu coração ficou apertadinho. Valeu-me a maior parte das pessoas próximas que souberam disto e me fizeram ver que quase 4 meses a amamentar já não tinha sido nada mau, e que já lhe tinha passado tudo o que era suposto passar para ser um bebé saudável.

Sobre amamentar em público, nunca tive nada contra quem o faz, eu simplesmente não o fazia porque a Maria nunca gostou de estar a comer com uma fralda por cima, e destapava-se toda. Ora como eu tenho o coração muito perto da boca (ai hormonas, hormonas...), e a amamentação para mim sempre foi mais complexa, por vezes tinha de a ter em certas posições (por causa dos caroços) mais desconfortáveis, nunca me sentia à vontade em fazê-lo em público porque acho que ao mínimo olhar reprovador, desataria ao estalo! Então acabava por fazê-lo em locais mais reservados, até para a Maria estar à vontade sem nada por cima dela. Ela é muito calorenta :). De qualquer forma não vale a pena tapar o "Sol com a peneira", em Portugal ainda há imenso preconceito com isto, e o que mais me choca é muitas vezes vir de... outras mulheres! Ok, não têm de ver mamocas ao léu, é legítimo! Mas então porque é que em todo o lado a amamentação é nos ensinada como "um processo natural" se depois, chegamos ao mundo real, e deparamo-nos com um tabu?



Bom, o que é certo é que alguns Centros Comerciais já criaram espaços próprios para este fim, como por exemplo o Colombo e o Dolce Vita Tejo. O Colombo tem o espaço bebé com cabines próprias onde se pode amamentar, trocar a fralda e aquecer o biberão. O espaço em si está muito bem conseguido, é muito silencioso, tem música relaxante, cores quentes e um cadeirão de amamentação bastante espaçoso e confortável. Na cabine cabe o pai e a mãe, ou a mãe e uma amiga, com o carrinho incluído. No Dolce Vita o espaço é bem mais simplório, não tem cabides privadas, mas desenrasca as pessoas que como eu, têm carrinhos de bebé gigantes que não cabem nos habituais fraldários dos wc's. O defeito que aponto a cada um deles:
- Colombo: são apenas 3 cabines, e ao fim-de-semana torna-se caótico;
- Dolce Vita: não é limpo com a frequência devida, e os cestos das fraldas estão sempre a abarrotar;

E a amamentação convosco, como correu?

Também poderás gostar

0 comentários