amamentacao

Peso

11:00

E porque vivemos numa sociedade, eu diria que, obcecada com o peso ou melhor, com a alimentação, confirmo que não há nada mais stressante que a palavra "peso" nos primeiros meses de consultas do nosso bebé.

A Maria esteve a maminha os primeiros 3 meses e meio e sempre teve "óptima" aos olhos da pediatra mas "ratinha" aos olhos de outras pessoas. Sempre me foi dada a informação de que a amamentação não engorda tanto (e nem tem de engordar) como o leite artificial o faz. Então porque é que as pessoas nos chateiam com comentários maliciosos? Num dos episódios em que tive a mastite e que fui parar às urgências, a Maria já tinha portanto 3 meses e meio e uma enfermeira perguntou-me quantos dias ela tinha. O quê??? Eh pá por favor, só porque não tem cara de bolacha? Eu e o meu marido olhamos um para o outro e desmanchamo-nos a rir, principalmente porque ela sempre foi bastante comprida e aí notava-se bem a idade real que tinha!

Verdade seja dita, desde a maternidade (devido ao que ouvia aqui e ali) que vim obcecada com o peso, quanto é que ela já pesa, quanto é que ela tem ganho, será que está nos parâmetros normais? Será que a maminha chega? Será que precisa do tão aclamado suplemento? Depois vêm as estatísticas, de que não podem perder mais do que 10% do peso à nascença, e depois porque têm de ganhar no minimo x gramas/semana. É de bater com a cabeça nas paredes minha gente. E burra fui, porque já tinha sido alertada por uma amiga próxima, que tinha passado pelo mesmo stress porque a filha ao inicio tinha um percentil muito baixo, e chegou quase a ser chamada de má mãe no Centro de Saúde porque "via que a bebé não engordava e insistia em tê-la só a mama"... enfim!

Agora questiono-me, qual a razão de sermos tão obcecados com o peso? Quando nascem prematuros faz sentido. Quando não ganham peso nenhum ou perdem, faz sentido. Agora quando estão na vidinha deles, tranquilos, comem bem, dormem bem, e engordam o suficiente, para quê o histerismo? Contra mim falo, que ficava sempre ansiosa a querer saber se tinha ganho peso, nem dormia antes das consultas. Uma pessoa próxima chegou-me a questionar "será que a maminha a sacia?". E pronto, colado ao peso vem a pressão na amamentação!! Claramente um processo nada tranquilo para mim desde o inicio pela dor que causava, mas depois pelo stress em meu redor. Deixei-me consumir, o que vale é que no próximo filho já sei, e não vou ser apanhada novamente "na curva". Vou aproveitar mais o que estou realmente a aproveitar agora, e deixar o resto do mundo simplesmente... falar!

Verdade seja dita, já estou super tranquila, a Maria é amorosa, super boneca e graças a Deus, muito saudável. Para mim isto basta, haja saúde e eu sou feliz!



Sentiram a mesma pressão?

Também poderás gostar

2 comentários

  1. Tal e qual, aliás eu já escrevi sobre isso!
    Junta-te ao clube :)

    ResponderExcluir
  2. O meu nasceu prematuro e vivia obcecada com isso. Quando as pesagens passaram a ser espaçadas no centro de saúde eu ia à farmácia pesar. Todas as semanas não podia falhar, e acordava-o de 3h em 3h para mamar. Quando começou a engordar e a ter um peso consistente comecei a relaxar, ele só mamava quando pedia e só o pesava quando ia às consultas. Mas as pessoas têm uma grande obsessão com o peso, lá isso têm.

    ResponderExcluir